4 dicas para saber se o azeite de oliva é verdadeiro

04 de Jan de 2021

Selecionamos 4 dicas para você saber se um azeite de oliva é verdadeiro. São características fundamentais para definir a qualidade de um azeite de oliva e que são possíveis de serem reconhecidas por leigos e consumidores em geral, sem mistério.

Veja abaixo.

 

1 – Sinta o aroma.

Mesmo que você não seja um degustador/sommelier treinado, certamente consegue analisar um produto usando seus sentidos.

Coloque em um copo ou colher cerca de 10 a 15ml de azeite. Tente aquecê-lo levemente entre suas mãos (ideal atingir temperatura de 28 graus para liberar seus aromas). Aproxime o recipiente do nariz e sinta o aroma. Você deve sentir sensações naturais de um fruto fresco, obtendo notas como de grama, maçã, alcachofra, amêndoa e tomate. Não importa que você não consiga identificar os aromas, mas esta sensação deve transportá-lo para a natureza, para o campo, ou para debaixo de uma oliveira. Se, ao contrário disso, você sentir odores artificiais ou processados (tinta, acetona, cera, lápis de cor, salame, queijo, vinagre, vinho, fungos – temos um problema sério.

2 – Prove o azeite.

Azeite de oliva extra virgem deve ter sensações de amargor e picância na boca. Essas sensações são o que confirmam a presença de fenóis, os poderosos antioxidantes que dão vida a esse ouro líquido da natureza.

Coloque o equivalente a uma colher de sopa de azeite na boca. Tente espalhá-lo por toda a cavidade bucal e, concentre-se nas sensações que surgem. O amargor é especialmente sentido no final da língua, enquanto a picância aparecerá quando você engolir, pois, é uma sensação tátil que é percebida principalmente na garganta e pode até fazer você tossir.

Azeites de boa qualidade têm essas duas sensações muito claras. Se você só sente sabor a óleo refinado, como se tivesse engolido óleo velho, algo rançoso, pegajoso, provavelmente este produto está misturado ou já perdeu suas propriedades.

3 – Revise a data de envase.

Uma condição indispensável de um bom azeite é o frescor. É por isso que sempre insistimos na data de envase para que você leve pra casa o mais fresco azeite da safra disponível. E, o consumo deve ocorrer no mesmo ano do envase.

O azeite é um produto muito sensível à oxidação, por isso, as condições com as quais ele foi armazenado, desde a sua extração, são essenciais para manter a sua qualidade.

Estudos indicam que uma vez na gôndola do supermercado, o azeite leva 60 dias para perder sua condição de ‘extra virgem’, pois a oxidação aumenta com a luz e temperatura, a ponto de gerar sensações de rancidez. O mesmo ocorrerá na sua casa. Se você não guarda bem o produto (na embalagem original e no escuro) certamente este azeite, aberto há mais de um mês, já deve ter perdido suas propriedades.

4 – Busque a origem.

Busque a origem do azeite. Quando nos orgulhamos da nossa produção, a gente faz questão de propagar as informações sobre nossos rótulos. O controle rigoroso do tempo entre a extração até o consumo é possível nas fazendas locais e nacionais do Brasil, em que azeites chegam frescos às mãos dos consumidores. Quanto menor este tempo, melhor é o azeite.

Falar da origem, portanto, diz muito sobre um azeite.

 

 

Fonte: Carola Dümmer – jornalista e autora do blog Oliva Lovers.

64 Comentários
Andreyror
Mai 25, 2023
You actually revealed that fantastically. essay writers pay for paper paper writing how to write a reaction paper
Brendonnus
Mai 09, 2023
Truly a lot of amazing information. proposal essay term paper term papers custom research paper writing services ai essay writer persuasive essay writer essay writer writing essays for money stanford college essays https://writingresearchtermpaperservice.com
Andreyror
Abr 20, 2023
You actually suggested it perfectly. thesis search customer service thesis pdf thesis editing thesis statements
HectorWew
Abr 09, 2023
Thanks a lot. Excellent information. can someone write my essay for cheap write my nursing essay essay writer for you
Gregoryiminy
Abr 03, 2023
Cheers, I value this. essay writing basics https://writeadissertation.com writing a dissertation methodology https://essaywriting4you.com
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI