5 CURIOSIDADES SOBRE AZEITE DE OLIVA

24 de Jan de 2023

Você já se perguntou qual o país que mais consome azeite de oliva no mundo? Ou, então, se comer azeitonas traz os mesmos benefícios que consumir azeite, já que eles vêm da mesma fonte? Separamos as respostas para essas e outras curiosidades sobre o azeite de oliva na lista a seguir.
 

1 - Benefícios da azeitona e do azeite extra virgem

O consumo do azeite de oliva traz inúmeros benefícios à saúde. Por vezes, surge a dúvida se comer azeitonas, já que os dois vêm da mesma fonte, teria os mesmos efeitos. Nesse caso, a resposta é não. Ainda que os dois tenham a mesma origem e nutrientes, seria necessário consumir uma quantidade muito grande de azeitonas para alcançar os resultados do azeite.

Além disso, no processo de produção do azeite novos nutrientes ainda são formados. Outro ponto importante é que, em geral, a azeitona será consumida após estar em conserva, ou seja, terá uma maior quantidade de sódio, que se consumido em excesso pode causar problemas.

2 - Azeite de oliva ajuda no emagrecimento

Essa é mais uma curiosidade do azeite. Para quem quer emagrecer, o consumo do azeite de oliva não irá causar o aumento de peso. Além de ser um alimento saudável, o azeite de oliva é considerado um supressor do apetite. Ou seja, ele provoca sensação de saciedade.

3 - Azeite e vinho

Assim como o vinho, o azeite quando armazenado de forma correta, terá uma melhor qualidade ao ser consumido. Ele deve ficar longe do calor e da luz.

Porém, há uma diferença importante entre os dois líquidos: enquanto o vinho fica melhor com o tempo, o azeite de oliva é melhor quando mais novo.

4 - Oliveiras

Não existe apenas um tipo de oliveira, bem ao contrário. Há 30 tipos de oliveiras e mais de 600 espécies diferentes. Com isso, também há diferentes tipos de azeitonas. Além disso, cerca de 20% da produção mundial de azeitonas vira azeite.

5 - Campeões de consumo

Por fim, uma curiosidade que vem após a produção do azeite de oliva. A Grécia é o maior mercado consumidor de azeite no mundo, sendo consumido em média 18 litros de azeite de oliva por pessoa ao ano. Em segundo lugar, vem a Itália, com um consumo médio de 13 litros por pessoa anualmente. No Brasil, essa média de consumo ainda é menor, cerca de 400 ml por pessoa ao longo de um ano.

Então, o azeite de oliva tem história e muitos pontos para serem abordados. Inclusive, fica aqui um convite: aproveite a vinda até o nosso blog e leia mais alguns artigos sobre os benefícios e possibilidade dos azeites. 

 

Fontes: texto produzido com informações dos sites O Globo e Blog Gaztronomia.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI