5 dicas de ouro para temperar o seu churrasco
22 de Mar de 2024
Quando o assunto é temperar um churrasco, a primeira imagem que vem à cabeça é um pedaço de picanha bem vermelhinho, envolto em uma camada significativa de sal grosso, não é verdade?
É natural que seja assim: o sal grosso é o tempero mais tradicional dos churrascos, e essa preferência pode ser explicada pela sua capacidade de realçar o sabor da carne e selá-la para manter seu sulco.
Mas se você quer se tornar um expert na arte do churrasco, precisa conhecer também as dicas que preparamos:
-
Varie com ervas culinárias: experimente usar ervas frescas como alecrim e tomilho para adicionar complexidade de sabor às carnes. Para carnes bovinas, considere temperos como tomilho, cominho e salsa. O chimichurri também é uma excelente opção.
-
Use azeite de oliva extravirgem Costa Doce: regue a carne com azeite de oliva antes de salpicar o sal grosso. Isso intensificará o sabor, a textura e a aparência da carne, além de trazer benefícios para a saúde.
-
Adicione alho e pimenta: o alho amassado pode ser usado em marinadas de frango, enquanto a pimenta, especialmente a pimenta-do-reino, vai bem com diversos tipos de carne.
-
Incorpore o mel: o mel é excelente para a marinada de carne de porco. Misture com mostarda, shoyu, suco de limão e azeite extravirgem e deixe descansar na carne por algumas horas. Também pode ser usado para finalização, proporcionando um sabor doce na carne.
-
Evite limão, vinagre ou água: esses ingredientes podem desidratar as fibras da carne e alterar seu PH quando expostos ao calor da brasa, resultando em carne mais escura e endurecida. Evite seu uso em carnes bovinas antes do preparo.
Com essas dicas, seu churrasco certamente será um sucesso! Com os rótulos Costa Doce, o seu churrasco em família será sempre o escolhido.