A extração do azeite de oliva Costa Doce

10 de Ago de 2021

O azeite de oliva que chega na sua mesa passou por um processo de produção bem meticuloso, desde a plantação das oliveiras até o fechamento dos rótulos. Cada etapa exige cuidado e atenção para preparar um produto de qualidade. Neste texto aqui do blog você pode conferir mais sobre a história do azeite.

Inicialmente, é das oliveiras que vem as azeitonas. Elas podem ter de 3 a 12 metros de altura - na fazenda Costa Doce, possuem cerca de 4 metros -, e florescem do final do inverno até a primavera. Além disso, possuem dois tipos de flores: a flor perfeita, que produz os frutos, e a flor que é apenas produtora de pólen. As azeitonas ficam maduras cerca de 6 meses depois da florada.

Após estarem prontas para a colheita, as azeitonas são despejadas em recipientes e levadas para as prensas. Para garantir a qualidade, as azeitonas devem ser espremidas no máximo 36 horas após serem colhidas. É então que começa a transformação da fruta em azeite.

Dando vida ao azeite

Primeiro, são eliminados todos os galhos e folhas, e depois as azeitonas são lavadas e secas. Em seguida, esmagam-se as azeitonas e elas são transformadas em uma pasta, que contém a polpa e o caroço. Essa pasta é colocada sobre filtros e prensada para que solte um líquido composto por azeite e água. Na sequência, o líquido é centrifugado para que o azeite seja separado da água. E por fim, o azeite é guardado em tanques, nos quais permanece até o engarrafamento. 

Para produzir um litro de azeite, 5 kg de azeitonas terão de passar por esse processo, que pode ser manual ou realizado por máquinas. Algumas etapas podem mudar de produtor para produtor, mas a base do projeto é quase sempre a mesma.

Após engarrafado, o azeite de oliva deve ser conservado em um local escuro, com temperatura entre 14ºC e 18ºC, inclusive em casa. Se for transferir para outro recipiente, cuide para que esteja totalmente limpo, pois o azeite pode absorver outros odores e você pode contaminá-lo. 

Assim, o “líquido de ouro” fica pronto e em boa qualidade para ser consumido e proporcionar benefícios à sua saúde. Aproveite e vá até a loja virtual da Costa Doce, escolhe o rótulo e a quantidade ideal para você colocar o consumo de azeite de oliva na rotina.

 

Fonte: Livro “Conhecer, amar, cozinhar com azeite de oliva", de Carla Bardi.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI