A importância de armazenar corretamente o azeite
17 de Set de 2020
Assim como o vinho, o azeite é um produto "vivo". Para conservar integridade e frescor ele deve ser mantido livre do calor excessivo, do ar, da umidade e sobretudo da luz. O produto deve ser armazenado a uma temperatura de cerca de 20ºC e NUNCA, sob hipótese nenhuma, na geladeira. Isso altera o sabor do azeite, que facilmente se contamina com o cheiro dos demais alimentos. Além disso, a baixa temperatura pode talhar alterando os componentes do azeite, mudando o gosto, a consistência e o aspecto.
O azeite também é fotossensível: a luz acelera as reações de oxidação e faz com que ele envelheça mais rápido. Por isso, é melhor escolher garrafas escuras e sempre manter o azeite da seguinte forma:
1 – Bem tampado.
2 – Em local fresco.
3 – Protegido da luz.
Outras dicas que podem ajudar a manter o azeite bom por mais tempo é tomar alguns cuidados na hora de consumir e depois de aberta a garrafa. Ao servir, nunca encoste o bico do galheteiro na comida, pois isso pode contaminar o azeite e fazê-lo azedar. Também não limpe o bico do galheteiro com os dedos, use uma toalha de papel. Se for conservado corretamente, o azeite de oliva mantém suas características e sua qualidade por um bom tempo. Nunca deixe azeites novos em recipientes que contenham restos de azeites velhos. Ele ficará rançoso.
Agora, é só cuidar bem do seu ouro líquido e comprar o seu estoque aqui.