A importância de armazenar corretamente o azeite

17 de Set de 2020

Assim como o vinho, o azeite é um produto "vivo". Para conservar integridade e frescor ele deve ser mantido livre do calor excessivo, do ar, da umidade e sobretudo da luz. O produto deve ser armazenado a uma temperatura de cerca de 20ºC e NUNCA, sob hipótese nenhuma, na geladeira. Isso altera o sabor do azeite, que facilmente se contamina com o cheiro dos demais alimentos. Além disso, a baixa temperatura pode talhar alterando os componentes do azeite, mudando o gosto, a consistência e o aspecto.

O azeite também é fotossensível: a luz acelera as reações de oxidação e faz com que ele envelheça mais rápido. Por isso, é melhor escolher garrafas escuras e sempre manter o azeite da seguinte forma:

 

1 – Bem tampado.

2 – Em local fresco.

3 – Protegido da luz.

 

Outras dicas que podem ajudar a manter o azeite bom por mais tempo é tomar alguns cuidados na hora de consumir e depois de aberta a garrafa. Ao servir, nunca encoste o bico do galheteiro na comida, pois isso pode contaminar o azeite e fazê-lo azedar. Também não limpe o bico do galheteiro com os dedos, use uma toalha de papel. Se for conservado corretamente, o azeite de oliva mantém suas características e sua qualidade por um bom tempo. Nunca deixe azeites novos em recipientes que contenham restos de azeites velhos. Ele ficará rançoso.

Agora, é só cuidar bem do seu ouro líquido e comprar o seu estoque aqui.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI