A microbiota e o emagrecimento

23 de Ago de 2019

O intestino humano tem inúmeras bactérias - e tudo bem! Elas estão ali desde o nosso nascimento e podem influenciar o sistema imunológico, regular o humor, alterar o metabolismo e participar do surgimento de diversas doenças, inclusive a obesidade. Mas como?

Pesquisadores descobriram esta influência ao perceber que pessoas obesas apresentavam menor diversidade de bactérias e, também, bactérias diferentes daquelas observadas no intestino de pessoas magras. Após o levantamento da hipótese, foram feitos testes com ratos de laboratório. Os resultados comprovaram a existência de “magros de ruim”, ou seja, animais que não engordavam mesmo com dietas altamente calóricas. Por outro lado, o grupo de ratinhos que recebeu as bactérias presentes no organismo de animais obesos engordou normalmente. Vale ressaltar: ambos os grupos tinham acesso à mesma dieta.

Mas isso não significa que as bactérias sejam as “vilãs”. Na verdade, elas podem ser a solução! É possível criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias “boas”, o seja, que liberem substâncias que ajudem a regular o seu metabolismo. Elas precisam de fibras solúveis, oligossacarídeos e polifenóis para se desenvolverem, e não é difícil de encontrar isso na nossa alimentação: os compostos estão em frutas, verduras, grãos, cereais integrais, iogurtes, queijos vivos, chocolate amargo, vinho tinto e... azeite! Parece familiar? É porque estes são os principais alimentos da dieta mediterrânea, que já se comprovou benéfica na prevenção da obesidade.

Enquanto os estudos sobre as nossas bactérias avançam, você pode seguir sem medo a dieta mediterrânea. Se precisar de dicas de receitas, é só clicar na aba “Receitas” ali em cima.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/cientistas-explicam/dificuldade-para-emagrecer-a-culpa-pode-ser-das-suas-bacterias/

2 Comentários
Tomazia Aparecida kovalski
Set 04, 2019
Gostaria de saber mais sobre o assunto acima
Sérgio Souza
Set 03, 2019
Muito legal o texto.bastante informativo. Parabéns
Deixe o seu comentário