Aroma e variedade de azeites
11 de Mai de 2022
Para definir as características de um azeite, um dos pontos analisados é o aroma. As notas aromáticas do azeite podem lembrar frutas como bananas, maçã ou goiaba. Ou então, em outro extremo podem remeter a folhas, desde a própria folha da oliveira até a grama recém-cortada e ervas aromáticas.
Assim, essas notas podem ter características aromáticas mais verdes ou mais maduras, chegando até mesmo a elementos como amêndoas, cacau e canela. Além disso, azeites que demonstram complexidade aromática (ou seja, a mistura desses atributos) são mais valorizados entre os especialistas.
Para fazer a identificação dos aromas, os especialistas iniciam com as seguintes características: verdes, erva, maduros e fruta. Essa definição é um ponto de partida para auxiliar no conhecimento de azeites e identificar outros aromas.
Além de seus aromas, o azeite também possui variações de tipo. Inclusive, nos rótulos de Costa Doce é possível encontrar as variações Blend e Koroneiki.
Um Blend é um azeite produzido com a mistura de várias azeitonas, podendo ser feito com azeitonas de diferentes variedades, colhidas e extraídas juntas. Ou então pode ser feito a partir de uma mistura com proporções específicas de azeite já extraído, para obter as características sensoriais desejadas. Em Costa Doce, o Blend ainda possui as variações médio e intenso. O médio tem um aroma que mistura folhas e frutas verdes e o intenso conta com aroma fresco e herbáceo.
Já o azeite de Koroneiki é uma das variedades mais antigas da Grécia e possui alta adaptabilidade para cultivo. Além disso, tem como característica aroma de ervas e grama cortada.
Clique aqui e adquira os rótulos Costa Doce da safra 2022.
Fonte: Extra Fresco - O Guia de Azeites do Brasil, de Sandro Marques.