Azeite Costa Doce recebe 4 medalhas em Nova Iorque
21 de Set de 2023
Nesta segunda-feira, 18, a família Vignatti recebeu a notícia de que o azeite produzido em Dom Feliciano, no Rio Grande Sul, de quatro premiações no maior concurso de qualidade do azeite no mundo. Os azeites Costa Doce receberam dois ouros e duas pratas no NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos. A premiação é considerada o guia oficial dos melhores azeites do mundo no setor da olivicultura.
Os rótulos da Costa Doce, Blend Intenso e Blend Médio, conquistaram o ouro, Gold Award, na avaliação dos jurados. O primeiro, possui um aroma fresco e herbáceo, com amargor equilibrado e picância acentuada, ideal para carnes vermelhas, risotos e pratos que levam vinho tinto. Já o segundo, tem aroma de folhas e frutas verdes, com notas intermediárias de amargor e picância no paladar. Trata-se de um rótulo recomendado para uso em pratos leves como saladas, carnes brancas, queijos e doces que exigem mais suavidade. Ambos fazem parte da primeira linha produzida pela Costa Doce.
Os rótulos premiados com a Silver Award na competição internacional são o Costa Doce Premium Koroneiki e o lançamento de 2023, Costa Doce Picual. O Koroneiki é essencialmente frutado, com toque de maçã verde e grama no aroma. Paladar de picância acentuada e leve amargor. O novo Picual é frutado, mais amargo e encorpado. Apresenta notas vegetais e, por vezes, de maçã e picor mais acentuado.
Para o produtor e proprietário da Costa Doce, Milton Vignatti, receber quatro premiações em uma revisão anual tão abrangente, com marcas de diversos países, é um prestígio que agrega valor ao produto e a produção gaúcha. “Nos orgulha ver a nossa produção, assim como tantos outros rótulos brasileiros, qualificando entre os melhores do mundo. É sinal de que estamos no caminho certo na busca pela qualidade do que produzimos aqui”, comenta.
Os resultados do NYIOOC World Olive Oil Competition são considerados um guia de compras essencial para importadores, distribuidores, varejistas e chefs de todo o mundo. Os vencedores do concurso representam um subgrupo de elite de marcas de alta qualidade de 28 países.
Mais sobre a Costa Doce
O projeto dos azeites Costa Doce foi iniciado no ano de 2012 pela família Vignatti. Na fazenda, localizada em Dom Feliciano e Camaquã, cidades separadas pelo rio Sutil. As condições de clima e solo se mostraram perfeitas para o início de um trabalho que hoje dá origem a um dos azeites mais reconhecidos e premiados em todo o mundo. Os rótulos já acumulam outras 25 premiações internacionais nos diferentes concursos de expressão da olivicultura mundial, da Itália, EUA e Israel.
Os pomares já somam 40 mil árvores dos cultivares de Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Picual, Coratina e Frantoio.
Veja a classificação da Costa Doce na NYIOOC World Olive Oil:
GOLD AWARD - Blend Intenso: World's Best Olive Oils for 2023
GOLD AWARD - Blend Médio: World's Best Olive Oils for 2023
SILVER AWARD - Koroneiki: World's Best Olive Oils for 2023
SILVER AWARD - Monocultivar Picual: World's Best Olive Oils for 2023