Azeite de oliva ajuda a prevenir câncer de cólon

04 de Fev de 2022

Um estudo realizado por médicos britânicos constatou que o azeite de oliva é um dos alimentos que pode auxiliar a prevenir o câncer de cólon. A pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, incluiu mais esse benefício ao consumo regular de azeite de oliva.

O câncer de cólon, formado por tumores no intestino grosso (o cólon) e no reto, é o segundo câncer mais comum em muitos países do ocidente e um dos mais incidentes por todo o mundo. Assim, ele é mais frequente em regiões industrializadas e não tanto nos países em desenvolvimento na Ásia e África. O tratamento mais usado para a doença é a cirurgia para remover a área cancerosa do intestino e quimioterapia, se necessário.

Para ajudar a evitar este câncer, o estudo de Michael Goldacre e uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde comparou as taxas de câncer, dietas e consumo de azeite de oliva em 28 países, incluindo o Brasil. Eles notaram que os países que mantiveram uma dieta com muita carne e poucos vegetais possuíam as taxas mais altas de doença, e o azeite de oliva foi associado à diminuição do risco.

Assim, o azeite de oliva foi destacado para uma dieta preventiva em relação ao câncer. Os pesquisadores acreditam que o azeite de oliva protege contra o câncer de intestino por influenciar o metabolismo. O líquido de ouro também corta a quantidade de uma substância chamada “ácido desoxicólico” e regula a enzima “amina oxidase”, que pode estar associada à divisão celular no intestino. Ou seja, o azeite de oliva reduz a quantidade de ácidos biliares e aumenta os níveis de enzima reconhecida como benéfica para a regulação das células no intestino.

Na aba receitas do site de Costa Doces, há diversas opções de pratos para serem preparados, incluindo azeite de oliva. Uma forma de começar a incluir o consumo do líquido de ouro na rotina. 

Fonte: Boa Saúde

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI