AZEITE DE OLIVA AUXILIA EM CASOS DE ARTRITE REUMATOIDE

22 de Dez de 2022

O consumo regular de azeite de oliva traz inúmeros benefícios para a saúde, muitos deles já informados no Blog Costa Doce. E, dessa vez, um estudo da Universidade Estadual de Londrina constatou que o líquido pode auxiliar em casos de artrite reumatoide.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune. Ela afeta as membranas sinoviais, que é uma camada de tecido conjuntivo, de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins. Além disso, o avanço da doença  está ligado a deformidades e alterações das articulações, que podem, inclusive, comprometer os movimentos.

As causas da doença ainda não foram identificadas, porém, se sabe que ela não é contagiosa nem hereditária. A artrite reumatoide pode aparecer em pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos. No entanto, ela afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa etária entre 50 e 70 anos. Em jovens, a doença também pode se manifestar, ainda que provoque menos alterações. 

Quanto aos sintomas, os mais comuns são rigidez matinal, que reduz durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com o avanço da doença. Também é importante que a artrite reumatoide seja diagnosticada cedo para que o tratamento possa ser iniciado, reduzindo os sintomas e o avanço da doença. 

Ainda que a doença não tenha cura, há aliados que podem andar junto ao tratamento. Assim, o consumo de alimentos como frutas e cereais integrais e gorduras benéficas, como o azeite de oliva extra virgem Costa Doce (link azeites), podem entrar em cena. No caso do azeite de oliva extravirgem isso ocorre ajudando na redução de dor crônica e combatendo inflamações. Assim, conforme o trabalho da Universidade Estadual de Londrina, reduzindo também a rigidez nas articulações em pessoas com artrite reumatoide

Fontes: Informações Pfizer e Abril.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI