Azeite de oliva auxilia na digestão
23 de Ago de 2021
A alimentação influencia diretamente no funcionamento do sistema digestivo e na saúde como um todo. Daí a importância de buscar uma dieta saudável e encontrar aliados para auxiliar nesse processo, como o azeite de oliva.
A digestão humana compreende a mastigação, a digestão mecânica e química, a formação e a excreção de alimentos. Para realizar isso tudo, diversos órgãos fazem parte desse sistema, cada um com suas funções e particularidades.
Como parte fundamental do funcionamento do corpo, o sistema digestivo deve ser cuidado com muito carinho, pois é através dos seus processos que se obtêm os componentes necessários para construção e renovação e energia para nossas rotinas diárias.
Por isso é que os fatores alimentares podem influenciar de forma negativa ou positiva o funcionamento desse sistema. Nesse sentido, os alimentos com compostos antioxidantes, como o azeite de olive, fazem um papel de proteção ao sistema digestivo.
Azeite de oliva e o sistema digestivo
A função antioxidante é um dos benefícios encontrados no azeite de oliva. Ele é um óleo vegetal com grande teor de substâncias bioativas e compostos fenólicos. Os polifenóis presentes no azeite de oliva são protetores da saúde gástrica, agindo contra microorganismos que chegam por meio da alimentação e que podem promover doenças.
Além disso, o consumo do azeite de oliva está ligado com a redução da secreção ácida no estômago. Ou seja, pode ser uma alternativa de auxílio no tratamento de úlceras, já que o líquido ácido tende a piorar essas lesões.
Acrescentar azeite de oliva na alimentação traz vantagens aos adeptos. O combo sabor e saúde proporcionado pelo óleo é ideal para enriquecer uma dieta saudável.
Fonte: Livro “Oliveiras no Brasil - tecnologias de produção”, de Adelson Francisco de Oliveira.