Azeite de Oliva é fonte de Vitamina E

15 de Jul de 2022

As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O corpo humano necessita diariamente dessas substâncias, porém algumas delas são ingeridas através da alimentação. Entre elas, está a Vitamina E, que desempenha um importante papel no organismo. 25% da quantidade adequada a ser consumida por dia desta vitamina pode ser encontrada ao ingerir 20 gramas de azeite de oliva.

20 gramas do líquido de ouro corresponde, em média, a duas colheres de sopa. O melhor efeito do azeite de oliva no organismo vem quando ele é consumido puro, sem cozinhar. Para saber mais sobre os benefícios deste consumo, clique aqui e faça um passeio literário pelo blog de Costa Doce.

De acordo com dados históricos, a vitamina E teria sido descoberta em 1922 por Evans e Bishop, que estudavam casos de infertilidade em ratos. Eles teriam percebido que animais que apresentavam dieta baseada em gordura suína não conseguiam gerar seus filhotes. Porém, ao adicionar germe de trigo na dieta, o problema não era mais observado. Assim, associaram o problema com a falta de um componente ativo, que chamaram de vitamina E.

Entre os papéis importantes desempenhados no organismo, a vitamina E destaca-se como um potente antioxidante. Por isso, entre seus benefícios estão a capacidade de retardar o envelhecimento e certa proteção contra o Parkinson, Alzheimer, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Além do azeite de oliva, entre os alimentos que apresentam grande quantidade dessa vitamina, estão os vegetais verde-escuros, germe de trigo e sementes oleaginosas. Nos alimentos de origem animal, a vitamina E está na na gema de ovo e no fígado.

Fonte: Biologia Net e Extra Fresco - O Guia de Azeites do Brasil, de Sandro Marques.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI