Azeite de oliva e vinhos: diferenças e semelhanças
08 de Jan de 2020
Vinhos e azeites de oliva são conhecidos companheiros da gastronomia, pois harmonizam perfeitamente com os melhores pratos e momentos. Agora, você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre eles? Se sua resposta foi negativa, leia nosso post completo:
● Ambos são elaborados a partir de frutas que são influenciados pelo terroir
Sabemos que o vinho é feito a partir da uva e que o azeite de oliva é feito a partir das azeitonas. Entretanto, a semelhança entre essas frutas se dá pelo cuidado com o local e condições as quais são expostas, pois influenciam diretamente no sabor do produto final. Cada terroir (conjunto de características como solo, clima, região) atribui características novas, tornando cada produto único.
● A diferença da acidez em cada produto
A acidez é um fator muito importante para o azeite: quanto mais baixa, melhor. O motivo é simples: a baixa acidez é indicativo de um processo de elaboração bem feito, tornando o azeite de oliva de alta qualidade. Quando um azeite de oliva é degustado, não tem como sentir a acidez. Já no vinho, a história é diferente, pois a acidez pode ser degustada e indica características essenciais do vinho, determinando inclusive os melhores pratos para harmonizar com a bebida.
● Idade vinho x idade do azeite de oliva
Sabemos que em maior parte dos casos, com o passar dos anos o vinho fica ainda melhor. Entretanto, essa verdade não se aplica aos azeites de oliva, que deve ser consumido jovem. Quanto menos tempo passar entre o envase e o consumo melhor, ainda que um azeite extravirgem possa ser conservado em até 24 meses. Por isso, prefira sempre as novas safras! Já no universo dos vinhos, o tempo de guarda varia de uva para uva, tendo também influência do método de elaboração. Sendo assim, verifique as informações do vinho antes de deixá-lo envelhecer!