Azeite de Oliva Extravirgem e o efeito anticâncer
04 de Out de 2023
Um estudo publicado no Molecular and Cellular Oncology, apresenta dados de uma investigação relacionada aos benefícios do Oleocantal (OC), um fenólico presente no azeite extravirgem. Segundo o estudo, o efeito do oleocantal em linhagens celulares de câncer humano, em ambiente in vitro, induziu a morte celular em todas as amostras examinadas.
O azeite de oliva extravirgem, um componente central da dieta mediterrânea, contém uma abundância de antioxidantes fenólicos que são potentes inibidores de espécies reativas a oxigênio e estão associados à redução do risco de vários tipos de câncer.
É ainda um inibidor da proliferação celular, migração e invasão do câncer de mama humano e do câncer de próstata, através da inibição de c-Met. Em células do câncer de cólon, demonstrou inibir a AMPK e em mieloma múltiplo conseguiu inibir a proteína inflamatória de macrófagos-1α.
Os dados apresentados na pesquisa fornecem evidência de que a fonte de atividade anticâncer do azeite de oliva é, em parte, decorrente da capacidade de romper as membranas lisossômicas em células cancerosas que conduzem à morte celular por necrose e / ou apoptose. Nas células não cancerosas, as membranas permaneceram íntegras.
Além disso, a Costa Doce destaca outros potenciais benefícios à saúde, incluindo a possibilidade de ter efeitos anticâncer, derivados do azeite de oliva extravirgem. Veja os itens abaixo:
-
Propriedades antioxidantes: o azeite de oliva extravirgem é rico em antioxidantes, como polifenóis e vitamina E. Esses compostos podem ajudar a combater os radicais livres no corpo, que estão envolvidos no processo de danos ao DNA e podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
-
Redução da inflamação: a inflamação crônica está associada a um maior risco de desenvolvimento de câncer. O azeite de oliva extravirgem possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação no organismo.
-
Regulação genética: alguns estudos sugerem que o azeite de oliva extravirgem pode influenciar a expressão de genes relacionados ao câncer, tornando as células cancerosas menos prejudiciais.
-
Prevenção de certos tipos de câncer: pesquisas epidemiológicas mostraram associações inversas entre o consumo de azeite de oliva extravirgem e o risco de câncer de mama, câncer colorretal e outros tipos de câncer.
É importante ressaltar que o consumo de azeite de oliva extravirgem deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável, juntamente com outros alimentos ricos em nutrientes. Além disso, o câncer é uma doença complexa e multifatorial, e não existe uma única solução ou alimento que possa prevenir ou curar todos os tipos de câncer.
Se você está interessado em incorporar Azeite de Oliva Extravirgem em sua dieta devido aos seus potenciais benefícios à saúde, garanta aqui o seu rótulo Costa Doce.
Referências: (-)-Oleocanthal rapidly and selectively induces cancer cell death via lysosomal membrane permeabilization (LMP) - Onica LeGendre, Paul Breslin e David Foster