Azeite de oliva favorece a perda de peso

11 de Jan de 2022

Com a chegada do verão, a preocupação com os quilos a mais também chega para alguns. Mas além da estética, estar com o peso considerado saudável para sua estrutura corporal é importante para evitar problemas de saúde.

Então, seja por motivação estética de cuidados com a saúde ou as duas opções juntas, Costa Doce tem uma dica: o consumo de azeite de oliva também favorece a perda de peso. Pessoas que colocam o líquido de ouro em sua rotina alimentar encontram também esta vantagem.

Nesse contexto, um estudo feito pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, mostrou na prática como o azeite de oliva pode ajudar a emagrecer. A universidade mineira analisou, por nove semanas, 41 mulheres que estavam com excesso de peso e não tinham o hábito de consumir o azeite de oliva . Assim, elas foram dividas em dois grupos. O primeiro deveria consumir óleo de soja logo no café da manhã - 25 ml do produto. O outro deveria ingerir a mesma quantidade de azeite extravirgem na primeira refeição do dia. 

No estudo, o óleo ou azeite foi incorporado a uma bebida feita com leite desnatado e algo que concedesse sabor, como polpa de fruta congelada, chocolate em pó ou capuccino. Além disso, os grupos seguiram ao longo dos três meses da pesquisa uma dieta com restrição calórica.

Desse modo,  ao fim do estudo,o resultado registrado foi de que o grupo que tomava o azeite de oliva extravirgem no café da manhã apresentou melhores resultados. As mulheres tiveram 80% a mais de perda de gordura que as outras que tomaram o óleo de soja. Além disso, outros benefícios do azeite de oliva também foram notados, como uma redução nos níveis de pressão arterial do primeiro grupo.

Por fim, a conclusão é de que as gorduras presentes no azeite de oliva não são estocadas em nosso organismo. Ao trocar o óleo de soja (rico em gorduras saturadas) pelo azeite, é diminuída a ingestão de gorduras saturadas, melhorando ainda o colesterol e diminuindo o peso corporal.

 

Fontes: Delas. IG e Mundo Boa Forma.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI