AZEITE DE OLIVA MELHORA A SAÚDE INTESTINAL

28 de Mai de 2023

O consumo regular de azeite de oliva na rotina alimentar melhora a saúde do estômago e do sistema digestivo como um todo. Ele atua também como um protetor, reduzindo os ácidos nesta parte do corpo e aumentando o PH do organismo, favorecendo a absorção de cálcio e magnésio.

Um intestino saudável é essencial para a saúde como um todo e é importante lembrar que para ser saudável não basta apenas funcionar diariamente. O intestino está bem de saúde quando é povoado por uma microbiota equilibrada. A microbiota é o grupo de microorganismos que vivem em um determinado ambiente, como o intestino.

Para alcançar este bom funcionamento e saúde uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável. Incluir fibras, encontradas por exemplo em frutas e verduras, auxilia neste processo. Além disso, outro aliado para o intestino saudável é o azeite de oliva.

Unir o azeite de oliva extra virgem com uma dieta rica em alimentos saudáveis é a combinação ideal para o intestino encontrar a sua melhor forma de funcionamento. Uma colher de chá de azeite por dia já é suficiente e se ela for ingerida em jejum, os benefícios proporcionados são potencializados.

O azeite de oliva pode funcionar ainda como um laxante suave, no sentido de promover o esvaziamento do intestino. Sendo assim uma possibilidade para auxiliar quem sofre com prisão de ventre. 

Inclusive, na Espanha, pesquisadores alimentaram um grupo de camundongos com uma dieta rica em manteiga e outro grupo com uma dieta rica em azeite de oliva. Em uma análise publicada na revista PLoS ONE, foi indicado que o microbioma dos animais alimentados com azeite de oliva apresentou mais bactérias saudáveis e positivas do que o dos animais alimentados com manteiga. Ou seja, comprovando os benefícios de uma alimentação com azeite de oliva. 

Fontes: Melhor com Saúde e Essentia Pharma.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI