Azeite de oliva reduz pressão arterial

13 de Set de 2021

Mais um item para entrar na lista dos benefícios de consumir azeite de oliva: redução da pressão arterial. Estudos já constataram esta função do azeite, que quando incluso na rotina alimentar agrega sabor e saúde.

A pressão arterial, quando está acima dos valores estabelecidos por Consensos Internacionais e Organização Mundial da Saúde (OMS), é a mais importante causa de morte por motivos cardiovasculares em todo o mundo. Ainda assim, existem também outras causas para essa disfunção, como renais, hormonais, resistência à insulina, obesidade, etc.

Nos países que usam a dieta mediterrânea, rica em ácido oleico, com o azeite de oliva como protagonistas nas refeições, foi constatado queda de pressão sistólica e diastólica. A pressão arterial sistólica (PAS), também conhecida como “pressão máxima”, é a pressão do sangue no momento em que o coração se contrai para impulsionar o sangue para as artérias. Já a diastólica (PAD) ou “pressão mínima” é no início do ciclo cardíaco e trata da capacidade de adaptação ao volume de sangue que o coração ejeta.

Nesse sentido, um estudo de 2014, publicado na revista americana "Proceedings of the National Academy of Sciences" ("PNAS"), constatou que a dieta mediterrânea, que inclui as gorduras insaturadas contidas no azeite de oliva extra-virgem, reduz a pressão arterial. A pesquisa mostrou que os ácidos-graxos presentes na dieta parecem inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel. E isso induz à vasodilatação, que leva à diminuição da pressão arterial.

Se quiser iniciar a inserção do azeite de oliva na sua alimentação, o site de Costa Doce tem diversas receitas que incluem o “líquido de ouro”. Clique aqui para conferir, escolher alguma e reproduzir na sua casa.

Fonte: Informações dos portais OMRON e G1 e do livro “Oliveira no Brasil - tecnologias de produção”, de Adelson Francisco de Oliveira.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI