AZEITE DE OLIVA TAMBÉM COMBATE A DIABETES
13 de Fev de 2023
Aqui no blog, diversas vezes trouxemos benefícios do azeite de oliva para a saúde. Mas a lista não para e, dessa vez, falaremos como o azeite de oliva é, também, um aliado contra a diabetes.
Ele é um alimento saudável e que ainda auxilia na beleza externa, podendo ser utilizado e consumido de muitas formas. No caso da diabetes, essas proteínas benéficas presentes no azeite possuem alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória, que preservam a saúde das células produtoras de insulina e ajudam na atuação da insulina no organismo.
Em resumo, a insulina é responsável por retirar o açúcar da circulação sanguínea e levar energia para as células. Assim, a não produção de insulina pelo organismo ou a sua atuação incorreta resultam na diabetes. Por isso, o consumo do azeite de oliva pode auxiliar no controle e combate à diabetes, seja de tipo 1 ou tipo 2.
Então, esse consumo de forma regular unido com uma dieta adequada, passada pelo nutricionista, acabam sendo mais um remédio natural para a doença. A dieta, entre outras coisas, irá contar com frutas, legumes, grãos integrais e peixes.
Como o azeite auxilia no combate a diabetes
A atuação antioxidante dessa união não deixa com que as células do corpo fiquem fracas e, desse modo, auxilia na produção da insulina. Já a capacidade anti-inflamatória evita problemas e reações negativas nas células. Além disso, um estudo mais recente sobre o assunto indicou que um dos polifenóis presentes no azeite, o tirosol, evita a morte de células do pâncreas que dão origem à insulina.
Conforme pesquisas realizadas pela American Diabetes Association, o azeite auxilia a cortar os níveis de açúcar no sangue. Quando acompanha os pratos, os níveis de glicose caem em até 12%.
Nesse sentido, houve ainda um outro estudo apontando que o consumo de azeite de oliva reduz o risco de diabetes gestacional. De acordo com a pesquisa, publicada no jornal Plos One, o azeite diminui em 30% o diabetes gestacional.
Sendo assim, o azeite de oliva extravirgem é o mais indicado para alcançar esses benefícios, por ser mais puro que as outras classificações. Isso ocorre por ele passar por apenas uma prensagem e possuir cerca de 1% de acidez. Esse azeite pode ser consumido todos os dias nos alimentos.
Fonte: texto com informações de Veja Saúde.