Azeites Costa Doce entram para o ranking mundial dos azeites extravirgens
24 de Jan de 2024
O ano de 2024 começou com boas notícias para a olivicultura gaúcha. A produtora de azeite extravirgem de Dom Feliciano, Azeites Costa Doce, entrou para o Ranking Mundial dos Azeites Extravirgem conferido pela EVOO (Extra Virgen Olive Oils). Ao analisar os azeites inscritos na avaliação internacional, em 2023, os rótulos Blend Intenso e Premium Koroneiki atingiram a pontuação necessária para classificar na lista mundial.
O EVOO World Ranking é um ranking sem fins lucrativos, criado para promover os produtos EVOO e à base de Azeite de Oliva com sabores mais premiados do mundo. O ranking premia Azeites de Oliva Extravirgens e produtos à base de Azeite de Oliva aromatizados, que tenham participado mundialmente de algum dos concursos realizados durante o ano considerado EVOOWR.
Os rótulos da Costa Doce, Blend Intenso e Premium Koroneiki, conquistaram a pontuação necessária para fazer parte do ranking mundial no último ano, em 2023. No mesmo ano, os mesmos rótulos já haviam sido premiados com medalha de ouro e prata, respectivamente, pelo EVOIOOC Itália e ambos receberam também medalhas de ouro no International EVOO competition, de Israel. Ainda no ano passado, no NYIOOC World Olive Oil Competition, o rótulo Blend Intenso recebeu medalha de ouro (World's Best Olive Oils for 2023) e o Premium Koroneiki recebeu medalha de prata.
Além disso, a Agroindústria Vignatti Agroindustrial, Azeites Costa Doce está entre as 100 fabricantes mais premiados no mundo em 2023, pela EVOOWR. 100 fabricantes mais premiados no mundo em 2023. A classificação se baseia no desempenho das marcas de azeite de oliva em competições internacionais ocorridas ao longo do ano e homologadas pelo EVOO World Ranking. Em 2023, o Brasil ficou em sexto lugar no ranking de países, e nove marcas brasileiras figuraram na lista dos principais fabricantes.
Características dos rótulos classificados
O Azeite de Oliva Extravirgem Blend Intenso Costa Doce possui um aroma fresco e herbáceo, com amargor equilibrado e picância acentuada, ideal para carnes vermelhas, risotos e pratos que levam vinho tinto. Já o Azeite de Oliva Extravirgem Premium Koroneiki Costa Doce é essencialmente frutado, com toque de maçã verde e grama no aroma. Paladar de picância acentuada e leve amargor.
Para o produtor e proprietário da Costa Doce, Milton Vignatti, fazer parte do ranking mundial de Azeites Extravirgens com dois rótulos certifica todo o trabalho realizado desde a fundação da Costa Doce. “A participação neste ranking é o reconhecimento da dedicação, cuidado e atenção que temos em todas as etapas do processo produtivo”, pontua Vignatti.
Mais sobre a Costa Doce
O projeto dos azeites Costa Doce foi iniciado no ano de 2012 pela família Vignatti. Na fazenda, localizada em Dom Feliciano e Camaquã, cidades separadas pelo rio Sutil. As condições de clima e solo se mostraram perfeitas para o início de um trabalho que hoje dá origem a um dos azeites mais reconhecidos e premiados em todo o mundo. Todos os rótulos Costa Doce já acumulam outras 25 premiações internacionais nos diferentes concursos de expressão da olivicultura mundial, da Itália, EUA e Israel.
Os pomares já somam 40 mil árvores dos cultivares de Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Picual, Coratina e Frantoio.
Veja a pontuação que levou a classificação dos dois rótulos da Costa Doce a receber o certificado de ranking mundial de Azeites Extravirgens:
Azeite de Oliva Extravirgem Blend Intenso Costa Doce - 216.00 pontos
Azeite de Oliva Extravirgem Premium Koroneiki Costa Doce - 175.50 pontos