COMBINAÇÕES PARA APRECIAR
08 de Dez de 2018
Você sabia que bons azeites, assim como os queijos, harmonizam muito bem com vinhos? O segredo é acertar na composição para conquistar sabores incríveis que vão impressionar o seu paladar e surpreender seus convidados.
A regra básica é que o azeite deve harmonizar com o prato, que, por sua vez, deve harmonizar com o vinho. Confuso? Basicamente, é a lógica da complementaridade. Isso ocorre porque o azeite e o prato são consumidos juntos, então precisam ser parecidos para somar no sabor e não alterá-lo por completo.
Por conta desta regra, o melhor é sempre buscar azeites e vinhos com características complementares. Podemos, por exemplo, combinar um azeite aromatizado com um vinho suave; consumir um doce que você gosta acompanhado de azeite suave e um espumante mais adocicado, como o moscatel; harmonizar azeites doces e maduros com vinho branco; ou buscar sabores mais picantes no azeite junto de um vinho tinto.
Dicas à parte, o mais divertido é experimentar combinações e descobrir o que é mais agradável ao seu paladar. Agora você já pode fazer isso ao harmonizar vinhos e azeites, uma dupla não muito usual, mas muito requintada e marcante no sabor.
Fontes:
https://bit.ly/2lfbssF
https://bit.ly/2M2EG9w