Como degustar azeite de oliva?

04 de Nov de 2019

Você sabia que, assim como no universo dos vinhos, também existem muitas características de um azeite de oliva que você pode identificar através da degustação?

Se você ficou com curiosidade, vamos te ensinar um passo a passo básico pra começar a se aventurar no universo dos azeites de oliva. Vamos nessa?

Passo a passo para degustar:

  1. Escolha o azeite de oliva que quer degustar e coloque 20 mililitros dele em um pequeno copo, de preferência opaco;

  2. Com uma das mãos, tampe o copo; coloca outra mão embaixo do copo para aquecê-lo e fique assim por 30 segundos.

  3. Aspire os aromas do copo, procurando identificar o estilo de cada um. Dependendo do tipo, podem lembrar ervas recém-cortadas, maçãs verdes, frutos secos, nota cítricas, entre outros.

  4. Agora, sorva um pouco do azeite. O barulho pode parecer estranho e desagradável, mas ajuda a perceber os sabores do azeite de oliva.

  5. Você vai perceber sensações em graus diferentes, como uma sensação doce na ponta da língua, uma amarga na parte superior e uma picante na base da língua, perto da garganta. Dependendo da intensidade de cada uma dessas sensações, você conseguirá determinar o estilo do azeite e se te agrada ou não.

 

O que você achou desse passo a passo? Depois nos conte como foi sua experiência! 

Ah, e fica a dica: pra tornar seu momento de degustação ainda mais especial, garanta o seu kit Costa Doce, com 03 tipos diferentes para experimentar: https://azeitescostadoce.com.br/produtos!

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI