Consumo de azeite de oliva auxilia na boa memória

06 de Jan de 2022

O azeite de oliva contém polifenóis, compostos bioativos que atuam como antioxidantes e antiinflamatórios, que, conforme estudos, promovem o nascimento de novos neurônios. Assim, proporcionando a melhora das funções cognitivas e da memória no corpo humano.

As funções cognitivas são ações desenvolvidas pelo cérebro para realizar as tarefas do dia a dia. Atividades como saber que uma caneta serve para escrever ou identificar a cor de um objeto, são possíveis porque o sistema cognitivo está funcionando corretamente. Desde as mais simples funções da rotina até as mais complexas exigem um bom funcionamento cognitivo do cérebro.

Além disso, as pessoas que consomem mais azeite de oliva tendem a ter melhor memória. A gordura boa presente no líquido também promove a formação de membranas celulares e tecido cerebral.

Pesquisa científica

Neste mesmo contexto, de acordo com um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, o azeite de oliva extra virgem pode ajudar a combater a amnésia causada por comprometimento cognitivo leve. O estudo foi conduzido por especialistas da Universidade Aristóteles de Thessaloniki (AUTH) e da Associação Grega de Doença de Alzheimer e doenças relacionadas (GAADRD), que desenvolveram uma abordagem natural para combater condições de saúde complexas, como a deficiência cognitiva.

Ainda no estudo foi relatado que a MCI amnésica, uma condição da doença de Alzheimer, caracterizada pela perda de memória e pela incapacidade de realizar atividades diárias complexas, também pode ser amenizada em pessoas que consomem azeite de oliva regularmente.

Fontes: Shopping News e Press Mondo.

1 Comentários
InessaPamn
Jan 24, 2023
design technology coursework coursework papers coursework writer
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI