Consumo de azeite de oliva reduz risco de melanomas

12 de Ago de 2022

O consumo regular de azeite de oliva proporciona muitos benefícios para a saúde e entre eles está o auxílio em reduzir o risco de melanomas, que é um tipo de câncer de pele maligno. Isso é possível porque o azeite de oliva é rico em antioxidantes que atuam neste sentido.

O melanoma se desenvolve nos melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela produção de melanina, a substância que dá cor à pele. Por isso, o melanoma é mais frequente quando existem lesões nessas células, o que ocorre principalmente devido à exposição à radiação ultravioleta do sol ou de  bronzeamento artificial. Porém, ainda que seja mais raro, o melanoma também pode surgir nos olhos ou nas mucosas como boca, nariz, garganta, ânus, vagina ou trato gastrointestinal, por exemplo.

Além disso, neste tipo de câncer, os melanócitos crescem rapidamente, de forma descontrolada e, assim, podem ainda se espalhar para outros órgãos do corpo como pulmões, cérebro, fígado, ossos ou intestino, formando metástases. Sendo assim, a doença torna o tratamento mais difícil.

Então, ao primeiro sinal de alteração na pele, aparecimento ou crescimento de sinais, é importante consultar um dermatologista para identificar precocemente o melanoma.

Além disso, os cuidados durante a exposição ao sol precisam ser lembrados, como o uso de protetor solar e evitar exposição entre 11 e 16 horas. Unido a isso, inclua azeite de oliva na rotina alimentar e potencialize, junto aos cuidados, a redução do risco de desenvolver a doença.

Fonte: Portal Tua Saúde

 

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI