Dia das oliveiras
24 de Nov de 2021
Uma árvore lendária, presente até mesmo na mitologia, em textos sagrados e poemas. É cultivada há mais de 5.000 anos e fonte para produzir os rótulos Costa Doce. Neste dia 26 de novembro é celebrado o Dia da Oliveira, responsável por dar os frutos, que depois de um processo de produção, geram os rótulos de Costa Doce.
A oliveira é uma árvore universal e também um símbolo de proteção ao planeta e à saúde. Proteção ao planeta, devido à plantação e cultivo serem fundamentais no combate às alterações climáticas. E, à saúde, por vir dela o azeite de oliva, alimento rico em inúmeros benefícios.
Assim, no dia 26 de novembro, os governos e instituições de todo o mundo fazem uma homenagem à oliveira. Além disso, a data busca destacar o papel da olivicultura no desenvolvimento econômico e social sustentável. Elas oferecem empregos, segurança e recursos naturais para comunidades em todo o mundo.
No combate ao aquecimento global, as oliveiras têm um balanço de carbono positivo — retirando mais CO 2 da atmosfera do que o que é emitido durante o processo de produção do azeite.
Para se ter ideia, não existe apenas um tipo de oliveira, ao contrário. Há 30 tipos de oliveiras e mais de 600 espécies diferentes. Com isso, também há diferentes tipos de azeitonas. Além disso, cerca de 20% da produção mundial de azeitonas vira azeite.
O azeite de oliva é fonte comprovada de nutrição e ingredientes essenciais de muitas receitas. Na guia receitas do site, é possível encontrar algumas opções que podem ser a escolha para o próximo almoço ou jantar.
Também no blog Costa Doce, há um texto contando mais detalhes sobre a história do azeite de oliva, disponível aqui.
Na foto que ilustra este texto, parte da fazenda Costa Doce, com algumas das oliveiras.
Fontes: Escola Waldorfa Oliveira e Segs.