ENTENDENDO O AZEITE DE OLIVA
07 de Jun de 2023
O uso do azeite de oliva como um alimento benéfico para a saúde já ocorre há muito tempo. Para se ter ideia, a primeira fundamentação científica falando de seus benefícios aconteceu na década de 1950, em um artigo publicado pelo Dr, Ancel Keys, com 15 anos de pesquisas mostrando, em resumo, que o consumo do azeite previne doenças cardíacas.
Após esse momento, muitos são os estudos que surgem apontando os benefícios do azeite de oliva para a saúde, auxiliando na prevenção e combate de doenças. No blog de Costa Doce há diversos artigos sobre o tema. Aproveite para visitar esses textos e descobrir mais sobre as vantagens de colocar o “líquido de ouro” na rotina alimentar.
A composição do azeite de oliva
Esses benefícios se dão pelo fato de o azeite de oliva ser nutritivo para o organismo. Os óleos se diferenciam das gorduras sólidas por serem líquidos e insolúveis em água. Além disso, os azeites e óleos comestíveis são provenientes de frutos e sementes. A diferença entre óleos e azeite ocorre pelos azeites serem obtidos por centrifugação ou pressão e os óleos obtidos por pressão, adicionados de solvente e posterior purificação.
O azeite de oliva é obtido da fruta da oliveira, a azeitona. Aqui nesse artigo você pode entender mais sobre o processo de extração do azeite de oliva. Uma colher de sopa de azeite contém cerca de 120 calorias e 14g de gorduras, entre as quais predominam as monoinsaturadas, com vitaminas A e E e outros componentes.
Nestes componentes do azeite de oliva estão também os ácidos, ômega 6, ácido oleico e fenóis e polifenóis. Em síntese, o ácido oleico é a substância que auxilia na diminuição da produção de colesterol ruim e melhora a digestão. Já o ômega 6 contribui para controlar a pressão arterial, possui ação anti-inflamatória e aumenta a imunidade do organismo. Os fenóis e polifenóis tem como principal função dar o sabor ao azeite de oliva, mas também são antioxidantes. Por fim, a vitamina E, que também tem função antioxidante, unida às vitaminas A e C agregam proteção e nutrição ao organismo.
Assim, o azeite de oliva se mostra benéfico como preventivo e coadjuvante no tratamento de diversas doenças. Além disso, também é um aliado nas questões estéticas trazendo mais saúde e beleza para os cabelos e a pele.
Fonte: Livro “Oliveiras no Brasil - tecnologias de produção”, de Adelson Francisco de Oliveira.