ENTENDENDO O AZEITE DE OLIVA

07 de Jun de 2023

O uso do azeite de oliva como um alimento benéfico para a saúde já ocorre há muito tempo. Para se ter ideia, a primeira fundamentação científica falando de seus benefícios aconteceu na década de 1950, em um artigo publicado pelo Dr, Ancel Keys, com 15 anos de pesquisas mostrando, em resumo, que o consumo do azeite previne doenças cardíacas. 

Após esse momento, muitos são os estudos que surgem apontando os benefícios do azeite de oliva para a saúde, auxiliando na prevenção e combate de doenças. No blog de Costa Doce há diversos artigos sobre o tema. Aproveite para visitar esses textos e descobrir mais sobre as vantagens de colocar o “líquido de ouro” na rotina alimentar.

A composição do azeite de oliva

Esses benefícios se dão pelo fato de o azeite de oliva ser nutritivo para o organismo. Os óleos se diferenciam das gorduras sólidas por serem líquidos e insolúveis em água. Além disso, os azeites e óleos comestíveis são provenientes de frutos e sementes. A diferença entre óleos e azeite ocorre pelos azeites serem obtidos por centrifugação ou pressão e os óleos obtidos por pressão, adicionados de solvente e posterior purificação.

O azeite de oliva é obtido da fruta da oliveira, a azeitona. Aqui nesse artigo você pode entender mais sobre o processo de extração do azeite de oliva. Uma colher de sopa de azeite contém cerca de 120 calorias e 14g de gorduras, entre as quais predominam as monoinsaturadas, com vitaminas A e E e outros componentes.

Nestes componentes do azeite de oliva estão também os ácidos, ômega 6, ácido oleico e fenóis e polifenóis. Em síntese, o ácido oleico é a substância que auxilia na diminuição da produção de colesterol ruim e melhora a digestão. Já o ômega 6 contribui para controlar a pressão arterial, possui ação anti-inflamatória e aumenta a imunidade do organismo. Os fenóis e polifenóis tem como principal função dar o sabor ao azeite de oliva, mas também são antioxidantes. Por fim, a vitamina E, que também tem função antioxidante, unida às vitaminas A e C agregam proteção e nutrição ao organismo. 

Assim, o azeite de oliva se mostra benéfico como preventivo e coadjuvante no tratamento de diversas doenças. Além disso, também é um aliado nas questões estéticas trazendo mais saúde e beleza para os cabelos e a pele.

 

Fonte: Livro “Oliveiras no Brasil - tecnologias de produção”, de Adelson Francisco de Oliveira.

1 Comentários
wrecize
Out 16, 2023
To determine Cre expression, transgenic males mated with homozygous Gtrosa26 tm1Sor 14 females were examined for the expression of LacZ due to excision of Gtrosa26 tm1Sor by tamoxifen dependent Cre recombinase 5 mg cialis generic india Jagged1 is absent in tip cells, which are exposed to the highest levels of VEGF, suggesting that the two ligands might be regulated differentially
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI