Mas afinal, o que é o azeite?

08 de Jun de 2022

Uma questão simples, mas que nem todos sabem: o que é o azeite? E a resposta é que ele nada mais é que o puro suco da azeitona. A matéria-prima que produz o líquido de ouro é a azeitona, ou seja, é a partir deste fruto que ele é feito.

Para entender mais sobre o processo de extração do azeite, clique aqui.

Assim sendo, a qualidade do azeite possui relação direta com os cuidados que o produtor tem com seu olival, de onde vem as azeitonas. Por curiosidade, no hemisfério norte, a colheita é feita entre outubro e novembro. Já no Brasil acontece entre fevereiro e março.

A qualidade e a característica de cada azeitona irá influenciar no resultado do azeite. Para isso, há fatores que contribuem neste processo, como: variedade, clima e solo, maturação e extração.

Existem mais de 2.000 variedades de azeitonas no mundo e cada uma delas tem suas características específicas de sabor. Além disso, o clima e o solo do local em que foram plantadas também conta, pois a mesma variedade apresenta diferentes resultados se cultivada no Brasil ou no Japão, por exemplo. A maturação é outro ponto que influencia, pois, as azeitonas mais verdes dão azeites mais intensos. Mais maduras, resultam em azeites com notas mais doces e, é entre estes pontos que o produtor escolhe o resultado que quer.

Já na etapa de extração é a mão e o olho do mestre de lagar que são fundamentais para orquestrar todo o processo, regular a máquina extratora, controlar a temperatura e observar a qualidade da extração.

Clique aqui para ver como ocorre a classificação do azeite.

Aproveite para entender as diferenças entre Blend e Koroneiki.

Fonte: Extra Fresco - O Guia de Azeites do Brasil, de Sandro Marques

2 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI