O PODER DO AZEITE DE OLIVA NA TERCEIRA IDADE
08 de Mai de 2023
Com o passar dos anos, o corpo vai sofrendo mudanças internas e externas. A idade chega e, muitas vezes, doenças aparecem, sejam de menor ou maior gravidade. Porém, há um aliado que auxilia na prevenção e combate a muitas delas: o azeite de oliva.
Em um mundo ideal, o azeite de oliva já poderia estar incluso na dieta desde a infância. Assim, os benefícios seriam desfrutados a longo prazo e em todas as etapas da vida, garantindo longevidade e qualidade de vida no envelhecimento. Mas nunca é tarde para enriquecer a alimentação com o “líquido de ouro”.
Como o azeite de oliva auxilia na terceira idade?
A vitamina E e os antioxidantes presentes no azeite de oliva auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, previne ou retarda a progressão de doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, o Mal de Parkinson, que atinge elevado número de idosos.
Como o consumo do azeite de oliva também ajuda na manutenção das estruturas nervosas e no funcionamento celular adequado, também irá aumentar a capacidade funcional dos idosos.
Mais um benefício do consumo de azeite de oliva é a proteção contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, ovário e estômago. Isso ocorre por conta das gorduras monoinsaturadas e das substâncias antioxidantes presentes nele.
O nível de colesterol também costuma ser uma preocupação constante na terceira idade e aqui o azeite entra novamente. Afinal, as gorduras monoinsaturadas presentes no “líquido de ouro” aumentam a sensação de saciedade e melhoram os parâmetros sanguíneos de colesterol.
Conclusão
A alimentação saudável ao longo da vida e a sua continuidade nas fases mais avançadas é indispensável para uma boa qualidade de vida, prevenção e combate a doenças. Inclusive, conforme pesquisas, o Brasil vem aumentando a expectativa de vida e a população de idosos nos últimos anos. Para se ter ideia, o número, que era de 7 milhões, em 1975, passou a ser de 20 milhões, em 2008. Então se cuide, se alimente da melhor maneira possível e acrescente azeite de oliva na rotina.
Fonte: Livro “Oliveiras no Brasil - tecnologias de produção”, de Adelson Francisco de Oliveira.