O QUE REPRESENTA A ACIDEZ DO AZEITE?
08 de Dez de 2018
Ao contrário do que muita gente pensa, a acidez do azeite não tem relação com o seu sabor. Esta propriedade só pode ser medida a partir de equipamentos laboratoriais e, na verdade, tem relação com o processo de extração do produto.
Técnicas menos cuidadosas na colheita das azeitonas e na posterior extração podem levar a um aumento de acidez - que confere menos qualidade ao azeite - quando ocorre a quebra do ácido oleico. Este ácido é o principal componente do azeite de oliva e, segundo estudos, traz diversos benefícios à saúde, como melhoras no sistema imunológico e cardiovascular. O que causa a acidez no produto é a quebra da molécula de ácido oleico em ácidos graxos livres, que não têm os mesmos benefícios e podem, inclusive, serem prejudiciais à nossa saúde.
É por estas questões que o recomendado é sempre optar por azeites com menor taxa de acidez: é a garantia de uma produção mais cuidadosa e de um produto mais saudável, como nossos Blends Médio e Intenso da Safra 2018, com acidez de, respectivamente, 0,1% e 0,2%.
Fonte: https://bit.ly/2KDIRsB