Protetor solar com azeite de oliva

20 de Dez de 2021

O sol pode ser um aliado e também um vilão para a saúde, o segredo está em saber usufruir dele de forma correta. A absorção de vitamina D pelo organismo é importante benefício que a exposição ao sol traz, mas é necessário que este momento ocorra com o uso de protetor solar e horário apropriado. E sabe onde Costa Doce entra nisso? O azeite de oliva pode ser utilizado para produzir um protetor solar caseiro.

Os principais benefícios da vitamina D para o organismo são regular a absorção de cálcio e fósforo, auxiliar no funcionamento do cérebro, fortalecer os ossos, dentes e músculos. Já a sua ausência está relacionada a várias doenças, entre elas infecções virais e bacterianas, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas.

Para entender, a vitamina D é um hormônio esteroide e é produzida naturalmente no organismo humano apenas com a exposição ao sol. Porém, ainda que o sol seja essencial para a absorção da vitamina, a exposição não pode ser em exagero. De acordo com especialistas, dez minutos diários de exposição, antes das 10h ou após às 16h, já é suficiente. Este tempo não precisa necessariamente ser na piscina ou na praia, atividades de rotina, como caminhadas, feitas sob o sol já possibilitam que o corpo absorva vitamina D.

Azeite de oliva na proteção solar

Outro ponto importante no momento de exposição ao sol é o uso de protetor solar. Porém, alguns deles possuem até mesmo ingredientes tóxicos e para isso existe uma solução simples: produzir em casa o protetor que irá utilizar.

Costa Doce separou uma receita com azeite de oliva para deixar você protegido do sol e seguro para absorver a vitamina D necessária ao seu organismo.

Ingredientes:

Meia xícara de Costa Doce Blend Médio

¼ xícara de óleo de coco

¼ xícara de cera de abelha 

Duas colheres de óxido de zinco a 25% (cada colher oferece um fator de proteção solar de 10 vezes; então para aumentar o fator do seu protetor, aumente a quantidade de óxido de zinco)

Algumas gotas de óleo essencial do aroma que mais agrade 

Modo de preparo:

Para começar, em um pote de vidro misture o azeite de oliva, o óleo de coco, a cera de abelha e o óleo essencial. Em seguida, esquente em banho maria, mexendo até que todos os ingredientes se misturem. Após, adicione o óxido de zinco e siga mexendo. É importante ter cuidado para não inalar o óxido de zinco.

Então, quando a mistura estiver viscosa, retire do fogo e aguarde alguns minutos. Por fim, coloque em um frasco de vidro, onde for armazenar seu protetor, e aguarde um dia para poder utilizá-lo.

Fontes: Hospital Oswaldo Cruz e Linda e Sustentável.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI