Qual azeite eu uso para cozinhar?

30 de Jan de 2020

Existe o mito de que não se pode cozinhar com um fio de azeite de oliva, mas a verdade é que não só pode como deve! O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis, que ajudam a reduzir o colesterol ruim, diminuem o risco de doenças cardíacas e AVC. Para te ajudar a entender sobre o uso correto do azeite, convidamos a nutricionista Victória Berlesi para falar sobre esse grande aliado da alimentação saudável!

Segundo a nutri Victória, “a alta concentração de ácido oleico torna o azeite de oliva mais resistente ao aquecimento do que os outros óleos vegetais - ele chega até 210ºC, mas estudos comprovaram que, em uso doméstico, ele não passa de 180ºC. Ou seja: você pode usar o azeite de oliva para grelhar ou para assar, só não pode deixar o azeite de oliva queimar. Afinal, não é indicado deixar nenhum azeite queimar!”.

Outro ponto importante indicado pela nutricionista é cuidar a quantidade: “O uso de 01 colher de chá já é suficiente para grelhar, fritar ou assar alimentos, não precisa exagerar.” Aposte em um fio de azeite de oliva para cozinhar e um fio de azeite para finalizar seu prato!

Agora que você já sabe que o azeite de oliva é indicado para o preparo de alimentos, confira as dicas para escolher seu azeite de oliva?, fica a dica de como escolher seu azeite de oliva: “Quando for comprar no mercado ou em empórios, opte sempre por azeites de oliva com vidros mais escuros, ele evita a oxidação do óleo por conta da luz. E, para garantir a qualidade do azeite de oliva, fique de olho no rótulo: nos ingredientes é preciso conter somente azeite de oliva ou pouquíssimos componentes. Esse é um fator indicativo de qualidade que não pode deixar passar. E é também importante lembrar: um azeite de oliva realmente de alta qualidade e saudável não vai ser tão barato, mas é o mais indicado para compor uma alimentação saudável. Pense como um investimento em você e na sua saúde!”.

Resumindo, o azeite de oliva para cozinhar é altamente indicado pois traz inúmeros benefícios para a saúde! Siga as dicas do Costa Doce e da nutricionista Victória Berlesi e torne seu dia a dia ainda mais leve e saudável.

3 Comentários
Adoro Azeite de Oliva e tenho a certeza que costa doce é o melhor????
Fev 28, 2020
Não achei mais aqui em Bagé ????vou pedir pra alguém trazer de Porto Alegre pra mim outro não tem o mesmo gosto ????????
FERNANDO C P REGO
Fev 28, 2020
Há muito só uso azeite no fogão e a mesa.
Luis Adriano de Oliveira
Fev 22, 2020
Amo azeite de oliva e principalmente os gauchos
Deixe o seu comentário