Usando azeite na cozinha_CONFITAR

07 de Out de 2020

Selecionamos receitas de diversas origens e texturas para recomendar o uso do azeite de oliva e acrescentar sabor e saúde na sua rotina. Mas, quando você está no seu momento de criação na cozinha, como você usa o azeite?

Fizemos uma série especial para falar sobre as diferentes formas de aproveitar o azeite de oliva na hora de cozinhar.

A primeira técnica com azeite é a de confitar. Veja abaixo:

 

Confitar

Confitar é uma técnica ancestral usada inicialmente para preservar carnes. Quem é do interior provavelmente já experimentou um porco na lata, preparado com essa técnica. Ela consiste em cozinhar um alimento lentamente em óleo, o que faz com que ele seja infusionado com o sabor da gordura e das ervas adicionadas ao preparo. Como o azeite em si já é um condimento com muito sabor, ele torna-se o meio ideal para confitar legumes, por exemplo.

 

Para praticar essa técnica: experimente usar a técnica de confitar para preparar tomates-cereja. Depois de lavados e secos, cubra com azeite, acrescente alho, uma folha de louro, alecrim, tomilho e deixe cozinhar lentamente sobre o fogão ou no forno. Deixe dois ou três dias na geladeira para acentuar o sabor e sirva com sanduíches ou como acompanhamento.

 

Fonte: Extra Fresco, o Guia de Azeites do Brasil.

3 Comentários
Alcenira Cruz Julio
Out 25, 2020
Só uso azeite de oliva extra virgem. Moro em Porto Alegre e compro na feira ecológica. Hoje fiz uma maionese caseira batida só com azeite Costa Doce.
Beatriz M Kern
Out 25, 2020
Adorei as receitas Azeite COstaDoce
Vilma
Out 23, 2020
Vou adorar receber as novidades!
Deixe o seu comentário