Veja 8 curiosidades sobre o Azeite de Oliva Extravirgem

10 de Out de 2023

Hoje falaremos um pouco sobre algumas curiosidades interessantes sobre o azeite de oliva extravirgem. Algumas delas podem te surpreender. Veja!

1 – Apenas 20% das azeitonas viram azeite

Apenas 20% das azeitonas da produção mundial é destinada para a produção de azeite. O restante é usado na fabricação de conservas. 

Além dessas, há outras utilidades fora do ramo alimentício, como o seu bagaço, aproveitado na indústria de biocombustível.

2 – O azeite não melhora com o tempo

Ao contrário do vinho, o tempo não faz bem para o azeite de oliva extravirgem. Quanto mais novo ele estiver, melhor proveito você terá.

O motivo é que muitas das propriedades do alimento são fotossensíveis, que oxidam na presença de luz e calor. 

Assim, se a data de validade estiver próxima, é sinal que o produto não está bom para consumo.

3 – Tem grande variedade

Existem mais de 30 tipos de azeitonas, com 600 espécies diferentes, que resultam em uma produção em larga escala de azeite de oliva extravirgem, com diferentes características que podem atender aos mais variados gostos e necessidades. 

4 – Os de baixa acidez são mais saborosos

A acidez de um azeite de oliva extravirgem está relacionada à quantidade de ácidos graxos livres presentes no produto. Mas vale lembrar que isso pouco interfere em seu sabor ou aroma. Contudo, a baixa acidez torna o sabor do azeite mais agradável e suave, podendo ser usado de formas diferentes na culinária. 

5 – Pode engordar

Mas como isso é possível, se uma das propriedades do azeite de oliva extravirgem é ajudar no emagrecimento? Sim, isto é verdade, o azeite de oliva extravirgem é aliado no emagrecimento, porém não podemos esquecer que é uma gordura, e que o excesso pode causar efeito reverso.

Então, mesmo que seja uma gordura boa e benéfica para a saúde, consuma com moderação. Felizmente, basta uma quantidade baixa para proporcionar saciedade ao seu organismo.

6 – Basta o rótulo para saber a qualidade

Para escolher um azeite de oliva extravirgem de qualidade, basta olhar o seu rótulo. Na embalagem você confere todas as informações importantes, incluindo data de fabricação e validade, acidez média do azeite, elementos presentes, entre outras. 

Mas a degustação também contribui para que você faça a melhor escolha. Se possível, compre em locais especializados onde você possa provar este produto. 

7 – Comer azeitonas gera o mesmo benefício do azeite extravirgem

Você sabia que consumir azeitonas proporciona os mesmos benefícios do azeite de oliva extravirgem? Afinal, ela é a principal matéria-prima do produto. 

Mas, você teria que comer uma quantidade muito grande de azeitonas para absorver o mesmo índice de nutrientes presentes no azeite.

Então, é muito mais fácil e econômico investir no azeite, pois tem os mesmos compostos nutricionais, mas com a vantagem de ser versátil na cozinha, podendo ser aproveitado em diversos alimentos. 

8- Azeite amarelado ser ruim é mito

Os azeites de cor verde-dourada são os mais escolhidos pelos consumidores que acreditam que se estiverem em outras tonalidades, como o amarelado, podem estar estragados. Mas, isso não passa de um mito, pois estas cores diferentes estão relacionadas apenas ao ponto de colheita das azeitonas.

0 Comentários
Deixe o seu comentário
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site. Se continuar navegando sem alterar as suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais CLIQUE AQUI